Ajustando os ponteiros

A primeira coisa que  fiz quando soube que era uma das jornalistas selecionadas para participar do Internationale Journalisten Programme 2013 foi adicionar o horário de Berlin ao meu celular. Enquanto o Brasil estiver no horário de verão  – que termina em 17 de fevereiro, um dia antes do meu embarque – são três horas de diferença, ou seja, no dia 18 de fevereiro  serão quatro. Já o horário europeu de verão, que começa no final de março, vai fazer com que essa diferença seja elevada a cinco horas.

Relógios configurados

Relógios configurados

Tudo começou em agosto – ou, talvez, em julho – quando decidi me inscrever em uma espécie de programa de intercâmbio para jornalistas. O programa é financiado por uma associação alemã e conta com o patrocínio de algumas empresas privadas. Basicamente, por cerca de dois meses jornalistas latino-americanos trabalham em algum veículo de imprensa alemão, enquanto que jornalistas alemães vêm trabalhar na mídia brasileira. Depois de encaminhar os documentos que pediram – entre eles, uma carta de intenções auf Deutsch e algumas reportagens publicadas de minha autoria -, fui chamada no consulado da Alemanha em Porto Alegre para uma entrevista. Respondi a praticamente tudo em alemão, apesar de isso não ser totalmente necessário, pois as entrevistadores, apesar de alemãs, falavam português fluentemente.

Uma das perguntas foi: “Qual personalidade alemã viva você gostaria de entrevistar?”. Não pestanejei: “Angela Merkel”. Ela riram. “Você sabe o quão difícil é entrevistar a Angela Merkel?”, me peguntaram. Dei de ombros e disse: “Olha, nada é assim tão impossível.” Nesse momento cheguei a pensar que deveria ter dito “quero entrevistar o Daniel Brühl”, que deve ser algo mais fácil de se arranjar, mas, enfim, falei o que estava na ponta da língua.

A boa notícia chegou no feriado de 15 de novembro. Eu estava entre as seis selecionadas da América Latina. Mais tarde, quando voltei ao consulado  para encaminhar o visto, soube que pelo menos vinte jornalistas gaúchos tentaram o programa. Foram muitos no Brasil inteiro. Somente eu e outra brasuca, uma jornalista do O Globo, fomos selecionadas.

Serviço:

Consulado Geral da República Federal daAlemanha

Rua Prof. Annes Dias, 112 / 11º andar

Porto Alegre – RS

Fone: (51) 3224.9255

Site do Consulado

Advertisements

Leave a comment

Filed under Antes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s