A matéria do Hitler

Perguntei a outra Praktikantin da minha editoria quantos artigos ela publicou no taz até agora. Em 40 dias, disse-me que foram oito. “Mas os outros estagiários (Praktikante) publicaram mais do que eu. Em média, uns 16 nesse período.” Me senti mal. Eu sei que estou na primeira semana, ainda me habituando ao esquema por aqui, mas eu já queria ter emplacado alguma coisa. Claro que preciso considerar que demoro muito mais tempo do que aqueles que tem o alemão como língua materna: sou a única jornalista-visitante estrangeira.

O expediente por aqui vai até às 17h. Comecamos às 9h. Eu sempre chego püncktlich, com excecão de hoje. Saí mais cedo na quinta-feira para conhecer a ITB, a maior feira de turismo internacional da Europa. Hoje, sexta-feira, tinha uma entrevista agendada com um diretor da Embratur. Cheguei pontualmente lá, eles que não foram lá essas coisas de “pontualidade alemã”. Conversamos por cerca de meia hora sobre o turismo brasileiro, o alavancar que a Copa do Mundo pode nos propiciar, além das questões de infraestrutura que o país herdará do evento.

No momento, estou produzindo uma matéria sobre a preparacão brasileira para a Copa do Mundo em 2014, a ser publicada no taz. No entanto, hoje conversei com o Andreas, correspondente do jornal no Brasil, e ele se interessou muito por um comentário que fiz a respeito de depilacão. Tudo comecou na segunda-feira, quando ele veio conversar na reunião de pauta da redacão sobre um artigo que escreveu a respeito de depilacão. Eu o contei hoje que existe um tipo de depilacão para virilha chamado “Hitler”. Pedi a algumas amigas que me conseguissem uma foto disso – não da virilha, mas sim de uma tabela de precos brasuca na qual conste essa opcão. Já posso até imaginar o título do artigo: “Hitler é o preferido das virilhas brasileiras”. Creio que, do pouco que conheco o jornal, mas do muito que já entendi sobre a dinamica, encaixaria perfeitamente.

Como eu já havia comentado em posts anterior, a redacão é muito colorida e desoprganizada. Papeis por todos os lados, mesas lotadas, garrafas que misturam-se a equipamentos eletronicos. Todo mundo já foi embora no meu setor: são 17h50 aqui. Aproveitei para fazer umas fotos.

Minha mesa entrando no clima

Minha mesa entrando no clima

As mesas no centro da sala. Ali senta a chefa.

As mesas no centro da sala. Ali senta a chefa.

Verifiquei hoje a previsão do tempo. Teremos neve no final de semana. Nos últimos dias, tinha esquentado um bocado, e o sol deu as caras. No entanto, terca-feira será bem divertido: -12 graus. Uma experiencia interessante para quem passa o dia vendo os amigos posarem com vestidos curtos em fotos no Facebook.

Leave a comment

Filed under Durante

Leave a Reply

