Primark

“Voce deveria pensar se vale a pena comprar nessas lojas que utilizam esse tipo de trabalho”, disse minha colega de trabalho hoje de manhã. Eu contei para ela que, ontem à noite, fui a Primark. Para quem não conhece, é uma loja que surgiu na Irlanda, foi para a Inglaterra, abriu uma dezena de lojas, expandiu para Portugal (a primeira – ou única? – loja portuguesa abriu no Porto), tem na Bélgica, Áustria e Alemanha. Pensa em um mercado chines. Depois mistura com a exposicão de produtos da Zara. Daí coloca várias etiquetas com precos de apenas 1 dígito. Bem, essa é a Primark.

Quando a Michaela (esse é o nome da minha colega) me questionou sobre se vale a pena pagar barato por roupas, sapatos e acessórios, ela se referia ao tipo de vínculo de trabalho que a mão-de-obra que produz esses artigos tem. E ela não falava só da Primark: citou Zara, Bershka, H&M e outras. Todas as lojas/marcas que as estrangeiras adoram na Europa por causa do preco baixo. E alguns vários europeus compram lá também. Bem, creio que algumas pessoas lembram das tais “fábricas da Zara” que utilizavam trabalho escravo – ou uma espécie de escravidão – no Brasil.

Na Primark, é possível comprar um par de brincos por 2 euros. Sapatilhas por 9 euros. Bolsas por 7. Há calcas por 5 euros, blusas a 3. Enfim, é um show de oferta – ou de horror?! – para quem quiser se fartar de porcarias fabricadas nos países mais subdesenvolvidos do mundo. A colega sugeriu que o melhor seria comprar de estilistas ou designers independentes, aqueles que desenham, costuram e vendem. Admitiu, no entanto, que é mais caro.

Enfim, fica na consciencia de cada um. Confesso que mexeu na minha.

Servico:

Primark Berlin
Walther-Schreiber-Platz 1
Steglitz/ Friedenau im SSC
12161, Berlin

Advertisements

Leave a comment

Filed under Durante

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s